“O Fabuloso Mundo das Descobertas” apresenta: Kleber di Lázzare

Depoimento de Kleber di Lázzare – Diretor Artístico e Dramaturgo do espetáculo “O Fabuloso Mundo das Descobertas”

Kleber

“Há algo de muito especial em fazer parte da equipe criativa e executiva de ‘O FABULOSO MUNDO DAS DESCOBERTAS’, por meio desta realização artística me alimentei de uma compreensão plena da função da minha profissão. Levar a arte teatral com pleno acabamento – com um ótimo elenco, equipe de primeira, produção (cenários, figurinos, adereços, iluminação) impecável e com música ao vivo para crianças que, na maioria das vezes, entraram pela primeira vez num Teatro – é dar acesso ao humano, ao poético, ao sublime, à possibilidade de transformação, sobretudo para crianças de comunidades tão carentes.

Tudo isso, criando uma ação cênica que interliga, em medida exata, o conteúdo educativo ao poético. Sempre acreditei, e busco cotidianamente, este teatro: o teatro que se põe a romper as nossas vaidades e necessidades de termos nossos egos massageados, e que possa, verdadeiramente, dialogar e levar conteúdos e poesia a todos, por todos os lugares do Brasil. Isto ‘O FABULOSO MUNDO DAS DESCOBERTAS’ me deu. Tive, por mais de dois anos, e espero dar continuidade por muito tempo, a oportunidade de executar este tipo de trabalho; este que se desloca dos eixos já viciados e congestionados de produções que visam um contato artístico apenas contemplativo, para um público que já vive muito bem com ou sem ele; um teatro que se coloca positivamente na vida dessas crianças (é claro que, por esses rincões do Brasil, não foram apenas crianças, muitos adultos também se encantaram com ele).

Guardo em mim uma alegria e uma eterna gratidão por este trabalho. Que ele ainda possa ter uma vida longa. Foram mais de duzentas apresentações para quase cem mil crianças, é significativo. Para quem pôde olhar nos olhos dessas crianças, perceber as sementes ali plantadas, tanto as do conhecimento quanto a do sonho (que reclama se tornar realidade), não há o que pague.

Sinto-me a cada espetáculo, em cada cidade diferente, no olhar de cada criança, a certeza de estar cumprindo um papel importantíssimo, sendo artista.

Que este trabalho siga, a estrada me parece longa ainda. Eu, como artista, preciso dele. As nossas crianças, de norte a sul, das periferias mais esquecidas, do campo, dos sertões, também precisam. Só não consigo afirmar quem aprende e se alimenta mais com ele, as crianças ou nós. EVOÉ!”

Kleber di Lazzare – 2017

 

 

Foto 100a ApresentaçãoA equipe comemorando a 100a apresentação do espetáculo em 31 de agosto de 2016, no teatro Chistiane Riera, em Itajubá – MG

 

Na foto acima, em pé, da esquerda para a direita:

João Victor D’alves – Ator – Joãozinho

Carlos Sanmartin – Ator – Seu Noquim

João Noronha – Coordenação Geral

Kleber di Lazzáre – Diretor Artístico e Dramaturgo

Valmir Heredia – Contraregra

Guilherme Delazzari – Ator – Chico Basquete, Bete Palavra, Dra. Nutrilice e Joana Bacana

Terence Ferreira – Microfonista e Operação de Som

Na frente, de joelhos:

Gabriel Ivanoff – Ator – Pedro Pediatra, Lácteo Pasteur e o Rei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *